...

ANTES DA CIRURGIA – Realizar o adequado preparo para a cirurgia bariátrica é  indispensável para alcançar os melhores resultados do procedimento. 

Sempre solicitamos que o paciente adote medidas para tentar reduzir um pouco do peso antes da cirurgia, pois isso aumenta a segurança e permite melhores condições anestésicas. 

Nesta fase é obrigatória a realização de exames laboratoriais e de imagem, como endoscopia e ultrassonografia. Também é indispensável realizar as devidas consultas com a equipe multidisciplinar, passando pelo cardiologista, psiquiatra, nutricionista, psicólogo e – é claro – o cirurgião. 

O preenchimento de uma documentação chamada ‘Consentimento Informado’ que ressalta que o paciente reconhece estar devidamente informado sobre os riscos e benefícios da cirurgia. 

APÓS A CIRURGIA – Ser submetido a cirurgia bariátrica é uma das fases do tratamento da obesidade, lembrando que é indispensável manter o acompanhamento médico pós-operatório, bem como bons hábitos alimentares e a prática regular de atividades físicas. 

O cirurgião que acompanha o paciente vai solicitar a realização de exames laboratoriais periódicos para checar as condições de saúde do paciente. Em caso de doenças associadas – como diabetes ou hipertensão – o acompanhamento com os especialistas também deve ser mantido. 

Um complemento vitamínico também será indicado para garantir a absorção adequada destes nutrientes. 

Em caso de qualquer sinal ou sintoma inesperado é necessário retornar ao cirurgião para ser adequadamente avaliado. É importante ressaltar que os quadros de complicações são considerados raros.