Inserção do Implanon

Unidades:

...

O que é o Implanon?

O Implanon, único produto de chip anticoncepcional aprovado no Brasil, é um método de alta eficácia, amplamente estudado e reconhecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Trata-se de um método contraceptivo reversível de ação prolongada. Ele tem a forma de bastão (4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro) e contém etonogestrel. O hormônio é liberado continuamente, inibindo a ovulação, além de alterar o muco cervical, impedindo a passagem dos espermatozoides.

O principal diferencial que se pode destacar entre o Implanon e os outros métodos anticoncepcionais mais recorrentes é a independência da paciente, que fica livre do regime diário, semanal ou mensal da medicação.

Segundo o fabricante e a própria ANVISA, o implante anticoncepcional é capaz de proteger a mulher de gravidez indesejada pelo período de até 3 anos, de acordo com as condições clínicas da paciente.

Mas o Implanon é seguro?

Sim, o chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso por que a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de 3 anos em que o implante segue liberando seu princípio ativo para a corrente sanguínea.

Efeitos colaterais:

Em raros casos pode acontecer retenção de líquido, mas isso não é uma regra. Algumas mulheres com tendência a ganho de peso, podem perceber essa diferença principalmente nos primeiros 6 meses de implante.

No entanto, como você já estará bem assistida por um profissional especializado, ele poderá auxiliar com esses cuidados. Mas em geral, manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas já é suficiente para não ganhar peso com o Implanon.

Em mulheres com tendência a pele oleosa, o Implanom pode causar acne. Contudo, outro efeito colateral que pode ocorrer em alguns casos, é o escape menstrual (pequeno sangramento vaginal irregular).

O Implanon não aumenta o risco de trombose, nem altera a pressão arterial, nem interfere na maioria das doenças. Não dá náuseas ou vômitos.

O principal efeito colateral deste método é a mudança da menstruação, por afinar o revestimento interno do útero (endométrio), a quantidade de sangramento se reduz (e por isso muda de cor, pode ficar amarronzado). Além de mudar o intervalo. Maioria das mulheres que usa esse método fica satisfeita com a forma de sangramento (não menstrua, ou menstrua a cada 2 a 3 meses ou menstrua uma vez por mês). No entanto, algumas ficam com sangramentos frequentes (mais de uma vez por mês e com duração variável).

O preparo está anexo na página