Para o tratamento da obesidade com resultados ideais e personalizados, de acordo com a necessidade de cada paciente, trabalhamos com uma equipe multidisciplinar para oferecer o melhor atendimento, confira quais são os profissionais envolvidos:

 Cirurgiões

Os cirurgiões bariátricos da Suzanclin tem especialidade em cirurgia geral ou cirurgia do aparelho digestivo e área de atuação em Cirurgia Bariátrica. Eles passam pela aprovação de uma comissão para se tornar Associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e posteriormente membros titulares SBCBM.

No processo de emagrecimento seu cirurgião será seu maior mentor, podemos comparar o processo com uma orquestra, onde os integrantes da equipe multidisciplinar são os músicos e o cirurgião é o maestro do espetáculo. Os cirurgiões vão te dar todo o suporte e as ferramentas necessárias para que você tenha a melhor experiência possível.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, da videolaparoscopia e da associação de novas drogas anestésicas, os riscos hoje de uma cirurgia bariátrica são menores que uma cesariana, menores que um parto normal e menores que uma histerectomia comparativamente falando.

Endoscopista

Endoscopia na verdade significa olhar para dentro do paciente, é exatamente isso que faz o médico especializado nesse ramo. O intuito é obter imagens internas do aparelho digestivo do paciente de forma menos invasiva. O médico de endoscopia geralmente faz parte de uma equipe multidisciplinar de especialistas e acaba auxiliando outros médicos no diagnóstico e tratamento de doenças. Por causa disso, as oportunidades para esse profissional são muitas e as possíveis especializações também.

Além de auxiliar outros médicos, o endoscopista também realiza o procedimento de ablação endoscópica com plasma de argônio. Esse procedimento é muito procurado por pacientes que apresentam recidiva da obesidade.

O profissional dessa área pode atuar no atendimento ambulatorial, em procedimentos específicos e até em cirurgias não invasivas.

Nutricionista

O nutricionista é o responsável por todo o acompanhamento alimentar do paciente. O profissional vai ajudar o paciente a, além de se alimentar corretamente antes e depois da cirurgia, passar por todo o processo de reeducação alimentar para aprender e aplicar em sua vida. A reeducação alimentar é um dos principais fatores que vão garantir ao paciente a chegada ao peso ideal e aos níveis de saúde ideais.

Fisioterapeuta

Os fisioterapeutas tem como objetivos: avaliar, preparar e reabilitar os pacientes visando:

  • Redução das complicações respiratórias pós-operatória;
  • Prevenção de tromboses e embolias;
  • Prevenção de desajustes e prejuízos ósteo-musculares;
  • Atenção a composição corporal;
  • Recuperar disfunções tegumentares estético-funcionais (tratamentos faciais e corporais para recuperação estética e funcional da pele);
  • Reabilitar assoalho pélvico (reabilitação dos músculos localizados na região do púbis e cóccix);
  • Preparação para prática de atividade física e esportiva.

Psicólogo

Os psicólogos têm papel fundamental no processo de emagrecimento do paciente, o profissional vai identificar possíveis transtornos alimentares, ajudar no entendimento sobre a cirurgia e suas repercussões e ainda ajudar quanto ao apoio familiar do paciente.

Educador Físico

O educador físico é o profissional responsável por orientar a prática de atividades físicas necessárias para a redução de peso e manutenção/ganho da massa muscular. Desempenha seu papel no pré e no pós-operatório, visto que os exercícios físicos devem se tornar um hábito no cotidiano do paciente bariátrico.