Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva alta é um exame que permite ao médico visualizar o esôfago, estômago e duodeno do paciente para diagnosticar diversas doenças do aparelho digestivo, como gastrite, úlceras, esofagite, refluxo, casos iniciais de câncer, entre outros.  É possível realizar intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas simples através do tubo endoscópico: inserção de medicamentos, realização de biópsias, remoção de pólipos (câncer inicial) e outros procedimentos médicos. 
Endoscopia Digestiva Alta

Para evitar o desconforto é aplicado um spray anestésico na garganta do paciente e um sedativo de curta duração. O exame é considerado seguro e dura, geralmente, entre 10 e 15 minutos.

Pacientes com mais de 50 anos têm indicação de realizar o procedimento como exame de rotina, a cada cinco anos.  

PREPARO – Os pacientes precisam adotar alguns cuidados e dieta específica para o procedimento. Em todos os casos é importante:

  • Vir com acompanhante maior de 18 anos; 
  • Não trazer crianças de colo;
  • Não vir de moto devido à sedação;
  • Preferir sapatos sem salto e não usar esmalte nas unhas;
  • O paciente não poderá dirigir após o procedimento, pois ficará com as funções psicomotoras alteradas até 10 horas após o exame. 
  • É necessário estar sem nenhum tipo de metal no corpo, como brincos, anéis, piercing e corrente. Deixe pertences pessoais como celular e carteira com o seu acompanhante. 
  • Caso tenha endoscopias anteriores leve-as ao exame. 
  • Recomenda-se esvaziar a bexiga antes do procedimento. 

Confira as recomendações de dieta de acordo com o horário do seu procedimento: 

EXAME REALIZADO DE MANHÃ: O paciente deve realizar jejum absoluto, inclusive de água, a partir das 22 horas da véspera até a hora do exame. É recomendado que o jantar seja realizado até às 21h, com alimentos leves. 

Os pacientes hipertensos devem tomar a medicação normalmente até às 06 horas, do dia do exame. Já os diabéticos devem evitar a medicação (inclusive a insulina) antes do exame. 

EXAME REALIZADO À TARDE:  No dia do exame o paciente pode tomar um café da manhã, optando por alimentos leves, até às 06 horas. Após isso é necessário fazer jejum absoluto, inclusive de água, até a hora do exame. 

Os pacientes hipertensos devem tomar sua medicação normalmente até às 10 horas da manhã. Já os diabéticos não devem tomar a sua medicação, inclusive insulina, antes do exame. Após o procedimento é possível tomar o remédio normalmente. 

Em caso de dúvidas entre em contato com o telefone: 4745-3600.

Rolar para cima