Educador Físico

Educador Físico

O protocolo das nutricionistas é longo, ele começa antes do procedimento cirurgico e vai se extender por mais de um ano. O mesmo está descrito a seguir:

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL PRÉ-OPERATÓRIO

A avaliação pré-operatória dos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica deverá ser realizada por equipe multidisciplinar com o objetivo de informar sobre os riscos, benefícios e opções de técnicas cirúrgicas disponíveis.

A conduta nutricional no pré-operatório divide-se em 3 etapas:

* Avaliação antropométrica – na qual será avaliada a compleição física através de peso, altura, circunferências e por vezes: bioimpedância elétrica, dobras cutâneas e calorimetria;

* Avaliação bioquímica – a partir de exames laboratoriais (de sangue) e exame de imagem: ultrassonografia de abdômen;

* Avaliação Dietética – anamnese alimentar, questionário de frequência alimentar, recordatório 24h. Avaliando a ingestão das principais vitaminas e minerais, bem como, o consumo de alimentos proteicos ou hipercalóricos (excesso de gordura e açúcar) e também ingestão de bebidas alcoólicas.

A partir dessas avaliações é possível estabelecer o diagnóstico nutricional, identificar e tratar deficiências, minimizar risco cirúrgico mediante implementação do programa de reeducação alimentar para redução de peso e para controle de algumas comorbidades e por fim, emitir o parecer nutricional.

Na maioria dos casos, é bastante prudente iniciar uma dieta hipocalórica e de baixa carga glicêmica (baixa em calorias, em carboidratos refinados e em açúcares, bem como rica em fibras) e hiperprotéica (rica em proteínas) antes da cirurgia. Uma dieta hipocalórica por um mês antes da cirurgia diminui o tamanho do fígado, reduzindo a gordura intra-hepática (gordura do fígado) e visceral (presente no interior do abdômen), o que facilita o procedimento cirúrgico por videolaparoscopia, diminui o tempo cirúrgico e consequentemente o risco de complicações no intra (durante) e no pós-operatório.

Cuidados de nutrição ideais envolvem um cronograma contínuo desde o pré-operatório até o período pós-operatório. A maior ênfase na preparação pré-operatória de cirurgia bariátrica e metabólica é otimizar o estado de saúde reduzindo assim risco de infecção, complicações e tempo de internação.

Cirurgiã do Aparelho Digestivo
Cirurgião do Aparelho Digestivo
Cirurgião do Aparelho Digestivo

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui