Prova de função pulmonar

A prova de função pulmonar é a técnica capaz de medir a capacidade respiratória do paciente. Existem diferentes tipos de testes que podem ser realizados de acordo com a orientação médica. 

É indicado para diagnósticos de doenças como asma, bronquite, dispnéia, chiados, fibrose císticas, tosse crônica, doenças cardíacas e neuromusculares. Além disso, pode ser solicitado em casos de alterações no exame físico da caixa torácica. Também avalia a gravidade de doenças respiratórias e os efeitos dos tratamentos realizados. 

É útil para checar os efeitos da exposição a fumo e poeira, uso de determinados medicamentos, além de avaliar risco cirúrgico de procedimentos médicos. 

Durante o exame o médico pede ao paciente para que puxe o ar pela boca profundamente, o máximo que puder, e assopre com toda a força. O processo é repetido aproximadamente oito vezes. 

PREPARO: É necessário informar o peso e a altura, evitar bebidas como café e coca-cola. Caso o paciente tome algum remédio broncodilatador é necessário parar 12 horas antes do exame: (Berotec, Atrovent, Alenia, Aerolin, Bombinha).

Rolar para cima