Procedimentos Disabsortivos

A cirurgia bariátrica popularmente conhecida como redução de estômago, é consolidada como um dos tratamentos mais eficazes contra a obesidade, reúne técnicas com o intuito de tratar a doença seja ao nível grave ou mórbida, e das doenças causadas pelo excesso de peso e gordura corporal.

As cirurgias se diferenciam pelo seu método de funcionamento. Atualmente existem três tipos de procedimentos básicos na cirurgia bariátrica e metabólica. São eles a videolaparoscopia, cirurgia aberta e robótica. Ainda em fase de estudo está o procedimento endoscópico, que teoricamente é menos invasivo, se tornando mais confortável para o paciente, mas ainda não se sabe o alcance dos seus resultados.

Disabsortivos: São cirurgias que alteram pouco o tamanho e a capacidade do estomago. Mas por outro lado, alteram drasticamente a absorção dos alimentos a nível de intestino delgado, são conhecidas como by-pass intestinal ou cirurgias de desvio intestinal. Por causarem um grande desvio intestinal, reduzem o tempo que o alimento fica no intestino delgado, dessa forma também acontece uma redução da capacidade de absorção do mesmo, induzindo ao emagrecimento.

As cirurgias disabsortivos podem ser também puramente intestinais, ou seja, não alteram o tamanho do estomago (hoje em dia em desuso) ou também pode acrescentar uma parte metabólica, ao se realizar também uma parte gástrica ao procedimento intestinal, deixando de ser puramente disabsortiva. São cirurgias em que o paciente deve estar ciente da necessidade e da importância do controle dos micronutrientes (vitaminas).

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui