...

Entenda a importância da Vacina da Gripe

Suzanclin
jan 10,2022

No final do último trimestre de 2021, um velho conhecido da humanidade voltou a dar as caras no Brasil. O vírus influenza tem gerado surtos por todo o país, devido a uma nova variante, a H3N2. Atualmente, três tipos do vírus são conhecidos, sendo eles: A, B e C. Mesmo tendo diferenças genéticas todas elas podem provocar sintomas de febre, dores de cabeça e no corpo, garganta inflamada, tosse entre outros.


A H3N2 é uma variante da influenza A, que é uma das principais responsáveis pelas gripes e resfriados do mundo, sendo facilmente transmitida por gotículas liberadas no ar, seja por espirro ou tosse. Seus principais sintomas são: febre alta, inflamação na garganta, vômito, dores nas articulações, diarreia, mal-estar, perda de apetite e irritação nos olhos.
Como a Covid-19, a influenza é um vírus respiratório, dessa forma a prevenção é a mesma, o uso de máscaras, distanciamento físico e a higiene das mãos. O período de transmissão em adultos é de até sete dias e em crianças até 14 dias.


A vacinação tem como o objetivo reduzir a circulação do vírus, com isso o número de pessoas que serão hospitalizadas com risco de morte diminui. Se vacinar e não ficar gripado, evita que exista uma super lotação dentro dos sistemas de saúde, liberando espaço para os pacientes da pandemia do Covid-19. Ao se vacinar, os riscos de ser contaminado pela influenza são muito menores, por que a vacina ensina o organismo a como reconhecer o vírus, montando um mecanismo de defesa potente contra ele.


Quem pode se vacinar contra a gripe?

Todos aqueles que tiverem mais de 6 meses devem tomar a vacina, lembrando que a campanha acontece anualmente e para tornar a vacinação mais organizada o ministério da saúde estabelece uma prioridade para a vacinação. São eles:

  • Crianças de 6 meses até 6 anos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Idosos com mais de 60 anos;
  • Trabalhadores da área da saúde;
  • Pessoas com deficiências.

Vacina da Gripe x Vacina da COVID-19

A dúvida de muitas pessoas é se tem algum problema ou contra indicação se vacinar contra a gripe e contra a Covid-19, a resposta é NÃO. Todos aqueles que estão sendo vacinados ou já foram contra a covid podem e devem tomar a vacina contra a influenza, basta apenas esperar o intervalo de 14 dias entre as vacinas, respeitando essa indicação não irá ocorrer interferências de uma para a outra. Para se vacinar, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, basta apenas apresentar um documento com foto. Lembre-se de seguir as normas de segurança, use máscara e higienize as mãos sempre que puderem.


Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelas nossas mídias sociais.