Colonoscopia

O exame permite a visualização do cólon intestinal e do reto para diagnóstico de doenças como câncer colorretal, doenças inflamatórias, sangramentos e casos de diarréias crônicas. Também é possível realizar procedimentos médicos simples, como a retirada de pólipos (câncer inicial), biópsia da mucosa e correção de pequenos sangramentos. 

Para conforto do paciente é aplicada uma sedação, que pode ou não ser precedida por uma anestesia. É importante que seja feito o preparo adequado (conforme orientação a seguir)  para garantir que o cólon esteja limpo e possa ser visualizado pelos médicos.

Lembre-se de informar qualquer condição especial da sua saúde ao especialista. Caso tome medicamentos de uso contínuo informe-se sobre a necessidade de pausa-lo antes do exame. 

O paciente deve levar um acompanhante e não deve dirigir ou voltar a trabalhar logo após a análise.  

colonoscopia

A colonoscopia é indicada como exame de rotina para homens e mulheres com mais de 50 anos, com o objetivo de identificar casos de câncer colorretal. 

PREPARO – Lembre-se de trazer o seu pedido médico. Em caso de preparo realizado de forma incorreta pode ser necessário repetir o exame, o que vai incidir na cobrança de taxas em casos particulares e nova guia de solicitação para convênios. 

Será necessário realizar preparo intestinal com medicamentos específicos e dieta, conforme explicado a seguir. O paciente deve se organizar para seguir as recomendações de repouso após o procedimento: 

  • Vir acompanhado de um maior responsável;
  • Não dirigir após o exame;
  • Vir com roupa confortável, trazer troca de roupa e evitar calçados com salto;
  • Não usar esmaltes, brincos, anéis ou qualquer outro acessório;
  • Mulheres em período menstrual devem usar absorventes interno;
  • Reservar o dia para repouso;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Reiniciar a alimentação gradativamente, com líquidos e isotônicos e incluir alimentos leves de forma gradativa;

Atenção: No dia do exame a evacuação deve estar transparente, cor de urina. 

PREPARO INTESTINAL COM MANITOL E DIETA ALIMENTAR: 

Na véspera do exame: o paciente deve fazer o preparo intestinal com Manitol e Dulcolax ou Lactopurga (comprar dois frascos de manitol na Suzanclin e duledax e luftal na farmácia). Deve-se tomar duas cápsulas às 8 horas e mais duas às 16 horas. Às 20 horas o paciente deve tomar 01 frasco de Manitol (250 ml) diluído em 500 ml de água, água de coco ou suco de laranja coado. Tome aos poucos. 

A dieta consiste em alimentos leves e transparentes: 

Café da manhã: chá de camomila e erva doce, gelatina e suco.

Almoço e jantar: caldos coados transparentes peneirados (não pode ser amassado e nem batido). 

Durante o dia: água de coco, suco e gelatinas a vontade. 

OBS: Não é permitido os sabores de frutas vermelhas ou a ingestão de leite. 

No dia do exame: Às 7 horas, misture em uma jarra um frasco de 250 ml de MANITOL e 60 gotas de flagas em 500 ml de água, água de coco ou suco de laranja natural coado. Tome o conteúdo aos poucos até às 08 horas. 

Antes do exame é necessário jejum absoluto de 06 horas, inclusive de água. 

MEDICAMENTOS: Pacientes com indicação de tomar medicação pela manhã devem trazê-las e tomar após o procedimento. Os hipertensos devem tomar a medicação com pouca água, às 6 da manhã. Os diabéticos não devem usar medicamentos antes do exame. 

PREPARO INTESTINAL COM PICOPREP E DIETA ALIMENTAR: 

Neste caso os pacientes podem manter o uso de medicamentos para pressão e antibióticos. É indicado evitar remédios para a diabetes, antiinflamatórios, antiagregantes plaquetários, como AAS, Ginko Biloba, Marevan e etc. 

O preparo para o procedimento deve começar três dias antes do exame. O paciente não deve ingerir alimentos como: sementes em geral, amendoim, nozes, cereais integrais (linhaça, trigo, aveia, cevada, cereais matinais) até a realização do exame. 

Compre na farmácia 1 caixa de pirecop, ducolax e luftal. 

Na véspera: Tome duas cápsulas de Ducolax às 08h e 16 horas. Opte por uma dieta pastosa ou coada, com alimentos como arroz branco, ovo e batata cozidos, caldos ou sopas, macarrão sem molho, biscoito de polvilho, bolacha de água e sal, torradas e gelatinas claras. 

O jantar deve ocorrer até, no máximo, às 19 horas. 

Caso o seu exame esteja agendado para o período da tarde (após às 14 horas), tome café da manhã até às 7 horas do dia do exame. É permitido o consumo de chá com bolacha de água e sal e PROIBIDO o consumo de leites e derivados, bebidas escuras (como café, refrigerantes, suco de uva), carnes vermelhas, verduras, fibras e frutas com casca, bagaço e sementes. 

HORÁRIOS DO MEDICAMENTO PARA O PREPARO DO INTESTINO EM CASA:

A dose total de PIRECOP é de dois sachês tomados separadamente, duas vezes, nos horários orientados por seu médico ou conforme o horário da realização do exame, conforme a tabela abaixo. Dissolva o conteúdo em um copo de água e mexa por dois a três minutos. Não coloque na geladeira ou utilize água gelada. Após o primeiro sachê de tome de 1,5L a 2L de água ou líquidos claros, durantes duas horas. Repita após tomar o segundo sachê.

Hora da Colonoscopia 1º sachê 2º sachê
07:00 às 09:30 18:00 00:00
10:00 às 11:30 21:00 05:00
12:00 às 13:30 21:00 07:00
14:00 às 15:30 21:00 09:00
16:00 às 17:30 05:00 11:00
18:00 às 19:00 06:00 12:00

Faça jejum absoluto três horas antes do procedimento. 

DÚVIDAS: Ligar no setor de Endoscopia – (11) 4745-3600 – Ramal 3613

Rolar para cima