Balão intragástrico

O balão intragástrico é uma prótese de silicone, semelhante à prótese que as mulheres usam para aumentar os seios, porém seu formato é esférico, possui uma superfície lisa e apresenta uma válvula por onde é inflada dentro do estômago.

A presença do balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio). O paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta. Este fenômeno de saciedade precoce é um dos mecanismos utilizados em cirurgias para obesidade como grampeamento do estômago ou a banda gástrica ajustável. Estes métodos são indicados em pacientes com obesidade mórbida.

O balão é colocado através de uma endoscopia digestiva para que seu posicionamento e enchimento possa ser acompanhado. É um procedimento ambulatorial no qual o paciente é sedado.  O balão é preenchido com soro fisiológico adicionado de um corante azul chamado azul de metileno. Se o balão romper o corante é absorvido pelo intestino e o paciente começa a urinar azul. Neste caso o balão deve ser retirado ou trocado, dependendo da época do tratamento em que acontecer.

 

Contato

Outros tratamentos 

Confira aqui outros tratamentos que também são realizados na Suzanclin.

Cirurgia bariátrica (Gastroplastia)

Cirurgia metabólica

Cirurgia da vesícula (Colecistectomia)

Abdominoplastia

Endoscopia Digestiva Alta

Colonoscopia

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui