Balão Intragástrico
O que é?
É uma prótese de silicone, semelhante à prótese que as mulheres usam para aumentar os seios, porém seu formato é esférico, possui uma superfície lisa e apresenta uma válvula por onde é inflada dentro do estômago.
Como funciona?
A presença do balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio). O paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta.
Este fenômeno chama-se saciedade precoce, a saciedade precoce é um dos mecanismos utilizados em cirurgias para obesidade como grampeamento do estômago ou a banda gástrica ajustável. Estes métodos são indicados em pacientes com obesidade mórbida.

Quem pode colocar o balão?
Basicamente qualquer paciente com IMC entre 28 e 35 Kg/m2 que já tenha se submetido a outros tratamentos convencionais ou com IMC acima de 35 Kg/m2 que não quer se submeter à cirurgia e tentar mais uma vez um tratamento clínico.
Como é colocado?
Ao contrário dos outros procedimentos que são cirúrgicos, o balão é colocado através de uma endoscopia digestiva para que seu posicionamento e enchimento possa ser acompanhado. É um procedimento ambulatorial no qual o paciente é sedado.
O balão é preenchido com soro fisiológico adicionado de um corante azul chamado azul de metileno. Se o balão romper o corante azul é absorvido pelo intestino e o paciente começa a urinar azul. Neste caso o balão deve ser retirado ou trocado, dependendo da época do tratamento em que acontecer.
ATENÇÃO: balão não explode!
Qual o risco?
Devido a todos os cuidados tomados previamente, os riscos da colocação e retirada do balão se eqüivalem à de uma endoscopia.