Inserção do Implanon

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

O que é o Implanon?

O Implanon, único produto de chip anticoncepcional aprovado no Brasil, é um método de alta eficácia, amplamente estudado e reconhecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Trata-se de um método contraceptivo reversível de ação prolongada. Ele tem a forma de bastão (4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro) e contém etonogestrel. O hormônio é liberado continuamente, inibindo a ovulação, além de alterar o muco cervical, impedindo a passagem dos espermatozoides.

O principal diferencial que se pode destacar entre o Implanon e os outros métodos anticoncepcionais mais recorrentes é a independência da paciente, que fica livre do regime diário, semanal ou mensal da medicação.

Segundo o fabricante e a própria ANVISA, o implante anticoncepcional é capaz de proteger a mulher de gravidez indesejada pelo período de até 3 anos, de acordo com as condições clínicas da paciente.

Mas o Implanon é seguro?

Sim, o chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso por que a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de 3 anos em que o implante segue liberando seu princípio ativo para a corrente sanguínea.

Efeitos colaterais:

Em raros casos pode acontecer retenção de líquido, mas isso não é uma regra. Algumas mulheres com tendência a ganho de peso, podem perceber essa diferença principalmente nos primeiros 6 meses de implante.

No entanto, como você já estará bem assistida por um profissional especializado, ele poderá auxiliar com esses cuidados. Mas em geral, manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas já é suficiente para não ganhar peso com o Implanon.

Em mulheres com tendência a pele oleosa, o Implanom pode causar acne. Contudo, outro efeito colateral que pode ocorrer em alguns casos, é o escape menstrual (pequeno sangramento vaginal irregular).

O Implanon não aumenta o risco de trombose, nem altera a pressão arterial, nem interfere na maioria das doenças. Não dá náuseas ou vômitos.

O principal efeito colateral deste método é a mudança da menstruação, por afinar o revestimento interno do útero (endométrio), a quantidade de sangramento se reduz (e por isso muda de cor, pode ficar amarronzado). Além de mudar o intervalo. Maioria das mulheres que usa esse método fica satisfeita com a forma de sangramento (não menstrua, ou menstrua a cada 2 a 3 meses ou menstrua uma vez por mês). No entanto, algumas ficam com sangramentos frequentes (mais de uma vez por mês e com duração variável).

O preparo está anexo na página

Inserção do DIU

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

O que é o DIU?

O dispositivo intrauterino, popularmente conhecido como DIU, é um método contraceptivo a longo prazo que impede o contato dos espermatozoides com os óvulos. O objeto em formato de T é inserido no útero e possui duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o DIU revestido de cobre ou de prata.

Os primeiros, hormonais, além da contracepção ajudam ainda no controle de sangramentos vaginais e na reposição de hormônios. Já os segundos alteram a secreção uterina para impedir a fecundação, mas não afetam a ovulação ou o ciclo menstrual. Por outro lado, geralmente têm como efeito colateral o aumento do fluxo sanguíneo durante a menstruação. Ambos possuem eficácia na prevenção de gravidezes indesejadas de mais de 99%.

A colocação do DIU é feita na própria clínica, já que é um procedimento relativamente simples que dura de 15 a 30 minutos.

É comum a paciente sentir cólicas após o procedimento, as quais são suportáveis e podem ser resolvidas com a indicação de um medicamento pelo ginecologista. Logo, não é necessário repouso e a paciente já pode voltar às suas atividades no mesmo dia.

O preparo do procedimento está anexado na página

Infusão de medicações

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A infusão de medicamentos é o tratamento de um paciente por meio de soluções ministradas de forma intravenosa, com o objetivo de proporcionar uma melhora no seu quadro ou contribuir para a cura da sua enfermidade.

A terapia infusional é necessária em circunstâncias onde o medicamento administrado por via oral perde sua eficácia ou leva a eventos adversos significativos. Ela representa um grande benefício para os pacientes porque as aplicações intravenosa ou subcutânea têm um poder de absorção da medicação mais acurado no organismo e tempo de resposta geralmente mais rápido.

Tratamento endoscópico (Plasma de argônio)

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A aplicação de plasma de argônio é feita ao redor da costura entre o estômago e o intestino, diminuindo o seu diâmetro, devolvendo ao paciente a sensação de saciedade que ele tinha logo após a cirurgia. Não há necessidade de internação e  sedação é acompanhada por um médico. São realizadas três sessões com intervalo de 60 dias. O retorno após a primeira aplicação deve ser mensal.

A grande vantagem deste método sobre os outros é o seu custo (muito mais baixo que os outros métodos atuais), e a possibilidade do paciente sair do procedimento e retomar suas atividades normalmente.

Balão intragástrico

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

O balão intragástrico é uma prótese de silicone, semelhante à prótese que as mulheres usam para aumentar os seios, porém seu formato é esférico, possui uma superfície lisa e apresenta uma válvula por onde é inflada dentro do estômago.

A presença do balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio). O paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta. Este fenômeno de saciedade precoce é um dos mecanismos utilizados em cirurgias para obesidade como grampeamento do estômago ou a banda gástrica ajustável. Estes métodos são indicados em pacientes com obesidade mórbida.

O balão é colocado através de uma endoscopia digestiva para que seu posicionamento e enchimento possa ser acompanhado. É um procedimento ambulatorial no qual o paciente é sedado.  O balão é preenchido com soro fisiológico adicionado de um corante azul chamado azul de metileno. Se o balão romper o corante é absorvido pelo intestino e o paciente começa a urinar azul. Neste caso o balão deve ser retirado ou trocado, dependendo da época do tratamento em que acontecer.

Pequenas Cirurgias

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

São pequenos procedimentos cirúrgicos realizados de forma ambulatorial com anestesia local. Utilizados para a extração de marcas como pintas, verrugas, cicatrizes e fechamento de feridas.

A técnica é aplicada de acordo com a indicação médica para o tratamento da queixa do paciente. Não é necessário preparo para o procedimento.

Preenchimentos Estéticos

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

Os preenchimentos são tratamentos indicados para reposição de volume e rejuvenescimento facial, ajudam a eliminar rugas e marcas de expressão.

A substância mais utilizada é o ácido hialurônico: é produzido pelo organismo humano e tem alta capacidade de retenção de água. Quando é aplicado, promove a multiplicação das células e produção de colágeno, hidratando e rejuvenescendo a pele.

A aplicação é feita buscando a harmonização facial.

Para o conforto do paciente pode ser aplicado um anestésico local para a realização do procedimento. Os pacientes podem voltar às atividades normais logo após o tratamento, mas existe o risco de inchaço ou equimose (roxo). Nesses casos é  indicado evitar o sol e é essencial o uso de protetor solar.

 

O procedimento não necessita de um preparo prévio.

Ligadura Elástica para Hemorróidas

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A Ligadura Elástica para Hemorróidas é um tratamento clínico que tem como objetivo eliminar as hemorróidas sem ser necessário um procedimento cirúrgico. É um dos métodos mais utilizados para tratar os pacientes que apresentam sintomas da doença, como sangramento anal, dor e desconforto.

É indicada para o hemorróidas de 1º e 2º graus e, em alguns casos, de 3º. O resultado final aparece até sete dias após o procedimento. Para completa eficácia pode ser necessária mais de uma sessão, com intervalo de um a dois meses.

O procedimento é simples e realizado com sedação para maior conforto do paciente.

Reeducação Postural Global (RPG)

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que corrige a postura do paciente através de alongamentos que envolvem todas as cadeias musculares do corpo humano.

O terapeuta indica as exercícios de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Grande parte das atividades são feitas em uma mesa de madeira específica, com o paciente deitado, sentado ou em pé no chão.

Cada sessão dura entre 50 minutos e uma hora. É indicado para o tratamento de hérnias de disco, tendinites, escolioses, dorsalgia, cervicalgia, lombalgia, dor de cabeça, bursites, sacralgia, entre outros.

A técnica é aplicada por um fisioterapeuta com formação específica para a técnica. O paciente é avaliado e reavaliado – com registros fotográficos – ao longo do tratamento.

Pode ser feito em pacientes a partir dos 10 dias.

PREPARO: Leve ao fisioterapeuta os seus exames e o encaminhamento médico. Opte por roupas de ginástica.

Bandagem Funcional

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A bandagem funcional é uma terapia que promove estímulos sensoriais e mecânicos, duradouros e constantes na pele. É indicada tanto para a prevenção, tratamento e reabilitação de lesões como lombalgias, tendinites, entorses, contratura muscular, artrite, artrose, paralisia facial, entre outros.

Promovem a redução da dor, estabilização articular, melhora da circulação e de inflamação. Permite a realização de imobilizações muito específicas para cada articulação, mantendo a amplitude de movimentos do paciente.

O recurso é altamente utilizado nas áreas esportiva, neurológica, geriátrica, reumatológica e pediátrica, entre outras. Entre os esportistas também é utilizada para prevenir lesões em esportes de alto impacto.

Não existem restrições para o seu uso, mas as bandagens devem ser colocadas por profissionais capacitados.

PREPARO: Mantenha a pele limpa, sem a aplicação de cremes ou outros produtos. Caso o local da aplicação tenha alta presença de pelos é indicado que eles sejam retirados.

Fisioterapia

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A fisioterapia atua com o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças ligadas à  mobilidade e ao bem-estar do corpo em geral, auxilia a evitar lesões e reabilitar a saúde dos pacientes.

O tratamento é realizado de forma contínua, prolongada e individualizada. O profissional pode utilizar diferentes técnicas para o tratamento, como quiropraxia, osteopatia, acupuntura, terapias de reabilitação postural e etc.

É indicado para o alívio de dores, doenças respiratórias e melhora na postura, entre outros.

É necessário usar roupas leves e confortáveis.

Botox

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A aplicação de Botox® é indicada para suavizar a aparência de rugas e linhas de expressão, com o objetivo de deixar a pele com aspecto mais jovem e natural.

O medicamento age bloqueando a ação da substância que provoca a contração dos músculos do rosto, apenas na área que recebeu a aplicação. Quando não existe contração, não há formação de rugas.

O efeito dura de 4 a 6 meses e a aplicação é feita em consultório, sem a necessidade de preparo prévio. A quantidade e os locais de aplicação são definidos pelo médico de acordo com as queixas individuais de cada paciente.

Indica-se repouso relativo nas primeiras horas após a aplicação e não é recomendado a prática de exercícios físicos no dia.

 

O procedimento não necessita de preparo.

Acupuntura

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa capaz de combater os desequilíbrios orgânicos de maneira natural e com menos efeitos colaterais se comparado aos tratamentos medicamentosos convencionais.

Tem como objetivo fazer o corpo funcionar melhor e de forma mais saudável, estimulando pontos energéticos localizados na orelha. A medicina chinesa aponta que a técnica é capaz de promover um equilíbrio energético no corpo e estudos apontam que a acupuntura pode ativar importantes centros nervosos e glandulares.

É indicada para o tratamento de doenças como alterações menstruais, ansiedade, depressão, alergias, obesidade, distúrbio do sono, dores articulares, dores na coluna, dor de cabeça, hipertensão e distúrbios digestivos, além do tabagismo e alcoolismo.

O procedimento não requer nenhum tipo de preparo, venha com roupas leves e confortáveis.

Procedimento estético de microvasos (PEIM)

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A técnica consiste na aplicação de determinadas substâncias esclerosantes que visam destruir esses microvasos. A aplicação não é totalmente indolor, mas é bem tolerável. É realizada com uma agulha bem fina (30G) que penetra no interior dos microvasos. Após algumas sessões já é possível notar o resultado.

Como todo procedimento estético, o PEIM possui contraindicações. Ele não é indicado para gestantes, lactantes, pacientes com ou em tratamento de neoplasias, com infecções locais, diabéticos descompensados e pacientes com problemas circulatórios. Para a realização do procedimento, também é fundamental buscar orientação de profissionais qualificados para resultados satisfatórios.

O preparo está anexo na página

Aplicação de vasos (Escleroterapia)

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A escleroterapia, também conhecida como “aplicação de vasos” é um tratamento indicado para varizes dos mais diversos tamanhos, que são vasos sanguíneos dilatados ou mal formados. Na maioria dos casos é utilizado com objetivo estético, mas também pode ser indicado para doenças relacionadas à circulação.

O procedimento é a aplicação de medicamentos nas veias alteradas, com o objetivo de obstruir o fluxo sanguíneo. As veias doentes não são necessárias para a circulação, com a obstrução o sangue busca veias mais saudáveis para percorrer, melhorando o aspecto estético das pernas. Lembrando que no procedimento poderá ser utilizada glicose ou espuma, a depender do calibre das veias do paciente.

Não é necessário nenhum tipo de preparo para o procedimento e a recuperação é simples. O paciente pode apresentar sintomas como coceira e ardência leve no local por até 24 horas. Também podem ocorrer pequenos hematomas até 15 dias após a aplicação.

É indicado evitar tomar sol até que não tenha nenhum sinal nas áreas tratadas.

 

Obs: O preparo realizado é igual ao preparo do PEIM (procedimento estético injetável de microvasos)

Fissura anal

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A fissura anal é uma lesão que ocorre na região do ânus, caracterizada por uma ruptura da pele. Geralmente acontece devido a algum trauma, como a evacuação de fezes volumosas e endurecidas, sexo anal ou por um corpo estranho.

Entre os sintomas está o sangramento vermelho vivo e dor, que pode ocorrer por minutos ou horas após a evacuação. Em alguns casos a fissura se cicatriza de forma espontânea, mas existem casos de fissura anal crônica com histórico longo, geralmente maior do que dois meses.  Nesses casos pode ser indicado tratamento medicamentoso ou cirúrgico.

A cirurgia consiste na remoção da lesão.

A fissura também pode se manifestar como sintoma de leucemia, doença de Crohn, câncer retal, entre outras doenças infecciosas ou bacterianas.

Queimaduras

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

O tratamento de queimaduras é uma das áreas de atuação do cirurgião plástico, que trabalha tanto na fase aguda das feridas quanto nos cuidados com as cicatrizes.

O tratamento pode ser feito com curativos e, conforme aumenta a complexidade, recursos clínicos e cirúrgicos diversos podem ser empregados, conforme orientação médica.

As atividades do cirurgião visam desenvolver ou preservar a função da área atingida e, ao mesmo tempo, promover a melhora estética das cicatrizes, retrações e outras consequências da queimadura.

Os cuidados devem ser orientados pelo cirurgião responsável em cada um dos casos, de forma específica e personalizada.

Lifting Facial

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A cirurgia corrige alterações faciais causadas pelo envelhecimento. Com o tempo os tecidos perdem a força e o volume e alteram o formato do rosto. O procedimento geralmente é feito com anestesia local e sedação, permite reposicionar e firmar a musculatura facial, remover gordura da região da papada e retirar excesso de pele.

As cicatrizes ficam escondidas ao redor da orelha e na linha do cabelo. O período de recuperação é de aproximadamente 10 dias para atividades habituais e dois meses para exercícios físicos e exposição solar.

O resultado esperado é uma pele com aspecto natural, saudável e descansado.

Lipoaspiração

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

A lipoaspiração é uma cirurgia indicada para melhorar o contorno corporal através da retirada do excesso de gordura localizada. Não substitui uma alimentação saudável e a prática adequada de exercícios físicos.

A gordura aspirada pode ser utilizada para aplicação em outras regiões, com o objetivo de melhorar o contorno corporal. Existem diferentes técnicas de lipoaspiração que devem ser acordadas entre o cirurgião e o paciente durante consulta.

É um procedimento sério, que deve ser feito com médico especialista em centro-cirúrgico.

A cirurgia dura entre 30 minutos e 3 horas, dependendo da quantidade de gordura a ser retirada. O repouso para atividades habituais simples é de 1 a 3 dias, os exercícios físicos devem ser evitados entre uma semana e 20 dias. Exposição solar só é permitida após 2 meses.

Otoplastia

Postado por master em 20/nov/2022 - Sem Comentários

Otoplastia é a cirurgia plástica nas orelhas, geralmente associada a correção de orelhas proeminentes (de abano), mas podem ser empregadas diferentes técnicas dependendo da análise médica e da queixa do paciente.

Pacientes que passaram por traumas e tiveram ferimentos significativos na orelha,  também podem fazer a reconstrução do membro.

A cirurgia pode ser realizada a partir dos 8 anos de idade, quando os ossos e a cartilagem já estão 85% formados.

O pós-operatório exige dois dias de repouso para as atividades cotidianas. Nas primeiras 48 horas o paciente deve ficar com a cabeça protegida por faixas e utilizar uma faixa de compressão suave nos primeiros sete dias.